Semana Santa – o que significa? O que devemos pensar? O que representa a Semana Santa para nós? Que proveito temos? Que segredo? Que mistério? Que mensagem há para nós nesta semana?
Celebram-se os acontecimentos da vida de uma pessoa chamada Jesus Cristo. A pessoa de Cristo é o centro – e é a segunda pessoa da Santíssima Trindade, que se fez homem. É um acontecimento histórico, fora do comum, mas que ninguém poderá negar que aconteceu.
Nossa atitude de fé será mais profunda, debaixo das aparências está Deus. Não é apenas um homem, mas o Criador do Céu e da Terra, Deus de todos os santos, eterno.
Quando diz aos soldados: ”Sou eu”, deve ter ferido o ouvido deles, pois Deus se entregou. Por que Deus está desta forma? Por mim. Nós somos os objetivos daquela tragédia. Cristo veio para que pudéssemos ser felizes. Debaixo das aparências trágicas está escondido o Deus que ama.
Cristo quer ser e continua sendo Amor. Amor total para nós – realidade de fé. Entenderemos quando sairmos deste mundo. Experimentamos aqui – sabemos que nossa realização está em entrar na experiência deste Amor.
Este processo que vivemos é um processo de misericórdia de Deus – exercício continuado para entrar no mistério de Deus, para compreender e ser sensível a Cristo. Ele é que é a resposta do Amor. Por amor tirou-me do pecado.
Há um processo de purificação que Deus nos colocou para entrar na realidade dEle. O que fizermos na Semana Santa deve revelar nossa fé.
† Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, O.C - Servo de Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário