domingo, 24 de julho de 2016

Vida no Carmelo


O Carmelo aparece diante de Deus como um todo. Olhando o Carmelo, Deus não vê pessoas isoladas realizando tarefas diferentes. Mas vê uma comunidade contemplativa, onde todos os membros integrados na comunidade participam da contemplação comum e o fazem na mesma medida que, consciente e profundamente, participem da vida comum.
† Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, O.C - Servo de Deus

domingo, 17 de julho de 2016

Vida espiritual


Hoje, responder ao Espírito Santo é concentrar nossa vida espiritual em Cristo, sem preconceitos nem restrições. "Ninguém vai ao Pai senão por Mim". Contemplar Cristo é contemplar o Pai.
Cristo está conosco, caminhando conosco, ajudando-nos a conseguir a plenitude dessa união. Não devemos nos preocupar com nossas faltas e virtudes; o principal é manter essa união com Cristo.
† Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, O.C - Servo de Deus

domingo, 10 de julho de 2016

Vida Consagrada

O convento não é o lugar onde se morre, mas o lugar onde se vive mais. Se não for assim, não poderia irradiar a vida de Cristo. A vitória sobre o mundo é a minha adesão a Cristo. - O convento deve facilitar a vida integral do homem, - De maneira que se poderia colocar um cartaz na frente do convento: "AQUI SE CONHECE O MISTÉRIO DO HOMEM E SE VIVE O MISTÉRIO DE CRISTO."
† Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, O.C - Servo de Deus

domingo, 3 de julho de 2016

Transmitir Deus


Viver Deus para transmitir Deus. Viver de Cristo para transmitir Cristo à criança e a todos os homens. Dar Cristo ao homem que ainda não o possui; tornar consciente de Cristo o homem que já O possui, eis a missão que incumbe a mim como a todos os ministros de Cristo e dispensadores dos mistérios de Deus.
† Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, O.C - Servo de Deus